Você percebeu como a moda da tal transformação digital chegou com tudo? Agora a maioria das empresas dizem que estão se preparando para uma GRANDE virada. Só que geral tem que acordar porque o mundo JÁ é digital, apesar de ter muita gente ainda se preparando…
Não é de hoje que o termo Transformação Digital apareceu, mas a massificação dele para uso marqueteiro caiu nas graças do povo ao invés de ser pensado estrategicamente como uma mudança de paradigma para sobreviver em um mundo completamente diferente.
A verdade é que o mundo já estava mudando quando as empresas surfavam a antiquada onda da comoditização e apenas queriam manter seus processos internos os mais tradicionais possíveis, doutrinando o cliente sem perceber que ele ganhava sua própria consciência de como gostaria de ser atendido.
Agora correr atrás do prejuízo tem sido uma luta mais difícil do que parecia.
A forma de consumo mudou, a exigência do cliente aumentou e a tolerância com burocracias para se resolver um problema está perto de zero. As pessoas não querem mais serem colocadas em um fluxo padrão, afinal, elas não vivem mais em um mundo padronizado!
Assim, passou a ser um desafio prioritário para quem ficou para trás pensar fora da caixa, se reinventar perante um mercado em constante mutação e de vontades voláteis.
Mas como pensar fora da caixa se insistimos em desenhar nossas atividades dentro delas?
A ansiedade pelo uso da tecnologia está ultrapassando a capacidade das empresas em compreenderem exatamente o comportamento de quem mais importa: seu cliente! Todo mundo se preocupa em não ficar para trás, mas sequer sabem exatamente o que fazer com todo o aparato tecnológico que está ficando cada vez mais barato e disponível.
Você pode ler o texto na íntegra em: https://www.linkedin.com/pulse/falar-em-transforma%C3%A7%C3%A3o-digital-%C3%A9-bonito-mas-na-pr%C3%A1tica-eberson-terra
1 comentário
Decio
Muito bom mesmo!