O comércio em buscando se adaptar a nova era digital, e especialistas afirmam que não tem mais para onde correr. O empresário que quer crescer tem que buscar um meio de venda digital. O cliente esta nas redes e nos sites dos seus concorrentes e se você ainda não tem o seu, sugiro que busque se adequar as novas regras de negócios que vendem. Ser conservador e viver apenas o físico não traz mais nenhuma vantagem de expansão do seu negócio. A não ser que você queira isso.
- Sem limite geográfico
Já pensou em ter uma loja sem limite geográfico? Empreender com e-commerce te ajudará bastante a desenvolver essa ideia. Com uma loja virtual você pode delimitar para quais áreas você quer vender, por faixa de CEP. Porém, a sua loja fica visível para quem quiser ver. Ou seja, torna sua marca muito mais visível, aumentando a sua presença digital e expande ainda mais a sua possível cartela de clientes. - Baixo custo de manutenção
Outro fator muito importante é o custo de manutenção de uma loja online. Podemos fazer aqui um comparativo entre a loja física e a online. Com a loja virtual os custos chegam a quase 80% menos do que com uma loja física. Podemos contabilizar aqui alguns pontos como aluguel de espaço, luz, água, estoque, funcionários e muito outros que configuram uma loja física.
Onde na loja online o máximo que você pode investir para mantê-la é com manutenção, alguns plug-ins pagos (dependendo da sua demanda), e claro, com o seu desenvolvimento. Com um bom sistema de divulgação e marketing a sua loja online se paga com poucos meses de uso. - Venda 24/7
Pensou que não era possível vender por 24 h por 7 dias da semana sem parar? Foi aí que você se enganou. Hoje em dia entendemos que o atendimento humano muitas vezes não é o mais eficaz quando se trata de vendas online, principalmente em uma loja com muitas demandas. Vendas que dependem de informações como fotos do produto, tamanho, preço, variações tem que ser passadas para cada cliente acabam não sendo finalizadas por conta de demora no atendimento.
O auto-atendimento hoje é o mais eficaz par erradicar de vez a perca de vendas. Hoje, tudo pode esta á alguns cliques de distância. Na tela do celular o cliente acessa, escolhe o que quer, e todas as informações citadas anteriormente já estão dispostas caso ele necessite. A compra é automatizada, o frete é calculado automaticamente e tudo que você precisa é receber e enviar o produto da forma correta. - Personalização da experiência do consumidor
Em uma plataforma digital se torna bem mais fácil identificar o comportamento do seu público e direcionar isso para o seu benefício. Com plataforma certa você consegue monitorar as paginas mais visitadas, os produtos mais vistos, os mais vendidos, qual pagina ou produto tem mais evasão, se existem links quebrados na sua pagina, e ate mesmo saber quais são as palavra-chave mais utilizadas para se chagar ao seu site.
Com isso você consegue indexa bem melhor o seu site, e fazer com que seu site seja visto por mais pessoas interessadas nos produtos que você vende. Ferramentas como o Google site Kit conseguem mostrar todas estas informações com maestria.
Estrategias como esta são utilizadas por grandes do mercado, como a Magazine Luiza, Americanas, Amazon, entre outras. Estas empresas entendem o comportamento de quem utiliza sua plataforma e usa isso para melhorara ainda mais a sua busca e acessos. - Facilidade de acesso
Estima-se que hoje cerca de 80% dos consumidores pesquisam antes de compra, de se consultar com um novo médico, antes de contratar um serviço, e afins. Agora, imagina afzae rudo isso no mundo Offline? Difícil, né?
Quanto mais visível você estiver, melhor as chances deste consumidor chegar a você, se você tem o melhor preço e qualidade do mercado e do seu nicho, é imprescindível que o seu consumidor saiba disso.
Conclusão
Neste aspecto, é importante inovar e, também, acompanhar as transformações no mercado, o que outras corporações têm feito e trocar experiências com outros profissionais.